quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Produção de textos pelos alunos referentes à interpretação da música "Xote Ecológico" e as discussões que foram feitas em sala de aula.

O verde das florestas e o azul das águas

          Era uma vez um menino chamado Marcos e ele gostava muito do verde das florestas e do azul das águas. Até que um dia deu uma chuva muito forte e ele pediu a sua mãe:
         _ Mãe, deixe eu tomar banho na chuva.
           Sua mãe respondeu:
        _ Não, porque esta chuva é muito forte.
           E Marcos desobedeceu, pulou a janela do quarto e foi tomar banho na chuva.
           Quando a mãe dele foi ao quarto e não viu o menino, saiu na chuva para procura-lo.  Ela andou por todo canto e não o encontrou. Ela foi para casa quando se lembrou que ele gosta muito de admirar o rio. Então foi até  lá e quando chegou  o achou.
         Ela disse:
       _Meu filho, você está todo molhado!
         Ele disse:
       _ Estou mãe.
         Ela disse:
       _ Vamos para nossa casa. E ele foi para casa mais ela. E eles foram felizes para sempre.

Aluna: Samara Furtunato Medeiros
6º Ano “A”

O homem e o planeta: Como viver bem

        Era uma vez uma bela casa chamada terra. Seus moradores eram muitos homens e mulheres, sendo que eles não cuidavam bem de sua casinha. O que eles faziam então?
        Eles jogavam lixo nas ruas, nas salas de aula e nos rios. Por isso que esses lugares eram tão sujos. Eles não sabiam  zelar da sua cidade, tratá-la bem. Eles não lutavam para que os lixões fossem soterrados para que não poluíssem o meio ambiente. Eles faziam era queimar o lixo para  poluir as cidades.
       Com essa estorinha aprendemos  que temos que nos unir para combater o lixo, porque se não as ruas ficam muito poluídas.

Alunos: Raissa Gomes e Thacio Ferreira
7º Ano “C”
  
O planeta terra é minha casa

             Era uma vez uma bela casa chamada terra.
             Seus moradores eram muitos homens e mulheres, sendo que eles não cuidaram bem da sua casinha. O que eles faziam então? Eles jogavam lixo nas ruas, nas salas de aulas, faziam queimadas, poluíam os rios, destruíam as árvores.
             Nós temos que cuidar da terra, porque a terra é como um ser humano, ela chora, se machuca, ela sente dor.
             Por isso não podemos maltratá-la. Devemos dar amor e cuidar muito bem dela.
Alunas: Gislaine Batista  e Erislândia Wanderley
7º Ano “C”


Planeta terra: Minha vida, minha casa

     Era uma vez uma bela casa chamada terra. Seus moradores eram muitos homens, crianças e mulheres, sendo que eles não cuidavam bem de sua casinha.
    O que eles faziam? Eles jogavam lixo nas ruas e nas salas de aulas e poluíam os  rios. Então, chegou o tempo que eles não tinham mais onde jogar lixo, pois tudo estava sujo e saturado.
    Foi então, que um grupo de crianças apareceu e pediu, por favor, que  parassem de jogar lixo no nosso rio. Pois ele faz parte da nossa casa, nossa vida. Quando foi em um outro dia, um homem apareceu e disse:
   _ O que foi crianças?
   _Estamos tentando ajeitar o nosso lar que nós mesmos poluímos. Mas para isso temos que limpar os rios e o meio ambiente. E graças a Deus estamos conseguindo conscientizar as pessoas sobre a importância da natureza em nossa vida.
   _Mas  como vocês estão conseguindo fazer tudo isso?
   _Com amor e bondade  sempre dentro do coração, e dando  um jeito de amar o que usamos e temos: a nosso planeta.

Alunos: Ruan Olinda e Maria Olinda
7º Ano “C”
         

A natureza é minha casa

           A natureza é minha casa e minha vida, nós todos temos que ser muito zelosos, amorosos, carinhosos para que possamos  respirar um ar saudável dentro da nossa própria casa.
           Para isso devemos colocar água todos os dias nas plantas para dar frutos e também ficar bonitos e bem verdes para ela não chorar e não ficar muito tristonha.
          E se ficarmos  sem o verde, vamos ver a natureza bem triste, pois sem o verde das plantas ela morre e o perfume que sentimos das flores também.

Alunas: Raissa e Vitória Garcia
6º Ano “B”



Por que devo cuidar do meio ambiente?

         Para todos nós, o meio ambiente é muito importante, sem o meio ambiente não poderíamos viver, para preservá-lo e cuidar bem dele, não devemos jogar lixo no meio da rua, e nem poluir os rios .
        O meio ambiente também tem vários, outros problemas que devemos tomar cuidado, um exemplo: a “dengue”. Para combater a dengue não devemos deixar água parada em nem um tipo de canto, esse inseto é muito perigoso, pois também mata.
      Uma das regiões mais quentes é a caatinga. Para não acabar a água devemos cuidar da natureza, da água que temos em casa etc. Para mim o meio ambiente é a minha casa, pois é o lugar onde vivo e onde todos nós vivemos.
      Para você que gosta de morar nesse lugar, cuide bem dele, porque todos devemos cuidar do meio ambiente. Para mim o meio ambiente é o lugar onde vivo e devemos cuidar bem dele.
Nome: Kátia Cristina Dantas Wanderley.   
Turma: 6º ano A



“A natureza é minha casa”


          A muitos anos atrás, a nossa terra era habitada pelos índios que cultivavam a natureza e viviam em perfeita harmonia com os animais. Enfim, lá se sentiam em casa. Mais os portugueses chegaram ao Brasil, fizeram os índios de escravos e esqueceram totalmente da natureza.
          Atualmente, estamos bem evoluídos, mais toda essa tecnologia não nos deu consciência para respeitar o meio ambiente. A maioria das pessoas pensam que com tantos avanços tecnológicos, um dia será capaz de substituir as árvores, as plantas, o solo, os frutos. Pensam que a natureza é só um obstáculo que a ciência precisa tirar do caminho para a inteira evolução.
          Não há estudo feito que possa substituir do meio ambiente algo indispensável para a vida humana. Mais e você? Prefere acreditar no certo ou no duvidoso?

Alunas: Larissa Cândida  e Ariane Caroline
6º Ano “B”.


Planeta Terra: vamos cuidar bem dele

             Era uma vez uma bela casa chamada terra. Seus moradores eram muitos homens e mulheres, sendo que eles não cuidavam bem de sua casinha. O que eles faziam então?
            Eles jogavam lixo nas ruas, nas salas de aula, nos rios, etc ... Mais então eles gostavam tanto de jogar que um dia eles viram que estavam muito errados. Ai eles tentaram concertar o erro e eles deixaram de jogar lixo nas ruas, nos rios e nas salas de aula.
             Um dia Pedro resolveu ir num pátio e eles chegaram e viram tudo sujo. Foi então que  ele disse:
          _ Vamos limpar o pátio agora. E eles limparam tudo e ficou muito limpo. Eles viram que a poluição é uma coisa séria, e que, sem e vivemos mais felizes.

Alunas: Flaviana e Amanda.
7º Ano “C”.


O planeta terra é minha casa

         Era uma vez uma casa chamada terra. Era uma casa que só tinha bagunça, ninguém cuidava dela e era uma verdadeira poluição para  todos os que viviam naquela casa.
        Ela era diferente, poluída, com lixo, esgotos que são ligados pra dentro das ruas.  Tinha queimadas que poluíam tudo e as lavas eram fogo a céu aberto.
       Temos que aprender a não jogar lixo nas ruas, não queimarmos as árvores, porque se queimarmos vai ficar um lixo. Por isso cuide da sua bela casa, porque sem ela não vivemos bem. Por isso, der valor a seu planeta, pois ele pode melhorar muito com a sua ajuda.

Aluna: Lauana
7º Ano “C”.


A terra é minha vida

         Era uma vez uma bela casa chamada terra. Seus moradores eram homens, mulheres, sendo que eles não cuidavam bem da casa deles. O que eles faziam então? Eles jogavam lixo nas ruas, poluíam os esgotos que iam dar no rio, não cuidavam da escola, etc...
          Certa vez eles perceberam que a terra estava ficando poluída por causa dos carros, das motos e também não sabiam que a terra ou melhor, o mundo estava muito triste. Eles resolveram então apreciar  o meio ambiente  e a partir daquele dia, eles passaram a cuidar de sua casa.

Aluna: Beatriz Mariz e Ingrid
7º Ano “C”.


A terra é minha vida

        Era uma vez uma bela casa chamada terra. Seus moradores eram muitos homens e mulheres, sendo que eles não cuidavam bem de sua casinha. O que eles faziam então? Eles jogavam lixo nas ruas, nas salas de aula, nos rios, nas calçadas, etc.
       O planeta é como gente, eles também se machucam, porque os humanos desmatam as árvores e acabam com a natureza. Porque a terra é o único planeta onde há natureza, humanos, água e animais.

Aluno: Hiago Mayron
7º Ano “C”.

A terra é minha vida.

       Era uma vez uma bela amiga chamada terra. Ela era muito mal tratada, ninguém gostava dela, todo mundo magoava ela.
       O homem vivia de desmatá-la e  a poluía muito. Um dia ela me disse:
       __ Por que todo mundo faz isso comigo?
        Eu disse:
       ­­­­­­­__Porque o povo não gosta da própria vida, mas um dia você vai fazer tanta falta, que todo mundo vai se arrepender por ter provocado sua própria morte.

Alunos: kauan Furtunato e Artur dos Santos.
7º Ano C.


O homem e o planeta: Como viver bem ...

           Certa vez, um homem foi passear no parque e o parque era limpo e um lugar feliz. O homem vendo de como a terra era bonita, ele então começou a ir ao parque todo os dias, até que um dia chegou lá e viu tudo sujo e imundo. Então, o homem teve uma idéia. Chamou todo mundo da vizinhança e disse:
           __ Amanhã iremos todos limpar o parque!
          Todos os que ouviram essa sentença não concordaram. O homem saiu muito triste dali e resolveu limpar o parque sozinho. Quando ia caminhando, passou um velhinho e disse:
          __ Homem bom,  porque você está limpando o parque sozinho?
          O homem levantou a cabeça e disse:
          __ Chamei todo mundo, mas ninguém veio. Eu sou amigo do planeta, e não quero vê-lo feio.

Aluno: Yago da Silva Fidelis.
7º Ano “C”.


A terra é minha casa

            Era uma vez uma terra chamada Vida, lá tinha uma cidade muito limpa, a qual era conhecida por Alegria. Mas havia uma  outra cidade vizinha a esta, que se chamava Tristeza. Esta era muito triste e muito suja.
            A Tristeza decidiu pedir ajuda a cidade da Alegria. Então ela reuniu todo o seu povo, mas ninguém quis ajudar, disse que não valia a pena. Mas a cidade vizinha disse:
           _Eu não vou te deixar na mão, vou te ajudar. E ela fez de tudo pra ajudar a Tristeza e conseguiu transformá-la em uma cidade limpa e linda. Hoje o povo que mora nela é cheio de orgulho.

Aluna: Aila Luana.
7º Ano “C”.


Por que devo cuidar do meio ambiente?

        Era uma vez uma cidade muito velha, sem limpeza, as águas dos rios tão poluídas, etc. Até que um dia resolveram fazer algo por ela, construindo uma praça para as crianças brincarem.
        Mas um dia, um menino ia passando pela praça e jogou uma casca de banana, mas um  outro amiguinho  de repente falou:
       _Volte, pegue e jogue no lixo, porque assim você está poluindo o meio ambiente.
       Ele respondeu:
       _Você sabe lá de nada moleque.
       Mas no outro dia ele se arrependeu e voltou a cidade, só para limpar o que ele havia sujado no dia anterior.
      O menino que havia feito a reclamação assistiu a tudo e falou:
       _Parabéns!
       Ele respondeu:
      _ Obrigada ! E se abraçaram em um gesto de amizade.

Aluna: Kaline Dantas Nóbrega
6º Ano “A”.



Por que devo cuidar do meio ambiente?

       O meio ambiente é um lugar livre, com ar puro e lindas paisagens, mas com o passar do tempo o homem foi destruindo tudo aquilo que era bonito e as pessoas começaram a jogar lixo nas ruas.
        A fumaça dos carros e motos poluem o ar, por essa causa é que as cidades e ruas ficam sujas. Nós precisamos de ajuda, as pessoas precisam se ajudar!
       Por isso, as pessoas tem que andar menos de carro e mais de bicicletas. Temos também que jogar o lixo no lixo e devemos parar de cortar árvores. Tudo isso para presevarmos o meio ambiente, a nossa casa.

Aluna: Vivian Ligianne.
6º Ano “A”.



Por que devo cuidar do meio ambiente?

      Devo cuidar do meio ambiente porque sem ele eu não sou nada. E ele também precisa da minha ajuda.
      Se nós cuidarmos dele, estaremos cuidando de nós próprios. Nós precisamos do meio ambiente para nossa respiração, para o nosso sustento e entre outras coisas.
      Temos que cuidar mais e, não estar desmatando, poluindo, queimando e sujando. São essas coisas que interferem na nossa saúde, devemos pensar que todas essas coisas as vezes pode até dá um custo bom a algumas pessoas, mas o custo é maior no meio ambiente. Pois a natureza vai se desgastando e mesmo com toda tecnologia é difícil de recompô-la como era antes.
      As pessoas andam pensando em si mesma e o meio ambiente sendo destruído e no final, acontecerá a coisa que já era prevista: A terra rachada, o solo não será mais fértil para plantar e a gente adoecerá.
      Vamos cuidar melhor do meio ambiente.

Aluna: Hellen Milena Ferreira Alves.
6º Ano “A”.



A Natureza

        Era uma vez uma cidade toda acabada, então no decorrer do ano, essa cidade foi se desenvolvendo e ficou linda, com muitas florestas verdes e o azul das águas.
       Então ela ficou perfeita, linda, o nome dessa cidade era Serra Pintada. Com coisas muito lindas, depois desse desenvolvimento, essa cidade passou a ter muitos eventos como o carnaval, etc.
        Então essa cidade tinha uma Igreja que ela era um encanto, todos os visitantes queriam visitar. O nome dessa linda Igreja era Nossa Senhora do Ó, ela tinha cada coisa linda dentro dela, como  a santa no altar, os santos e várias paisagens lindas, como o altar dela, cheia de rosas e etc.
        E assim então ela ficou muito linda e os povos que moram nela são muito felizes e gentis.

Aluno: Sérgio Lins.
6º Ano “A”.


Por que devo cuidar do meio ambiente?

        Como devemos cuidar do meio ambiente? Nós devemos cuidar do meio ambiente assim: não desmatando, cuidando muito bem dela, dando carinho, amor, cuidando das plantas, árvores, flores e muito mais.
       A natureza é muito importante na nossa vida, ela é o nosso lar,  também é como se fosse uma família para nós.
      Com o verde das florestas e o azul das águas. Isso sim que é vida. O meio ambiente não tem só o verde das florestas e o azul das águas, mas também os passarinhos, os animais, etc.
Aluna: Edileide Lucena.
6º Ano “A”.


“A natureza é minha casa”

          Era uma vez uma floresta calma, bonita, cheia de paisagens, onde os animais cantavam, brincavam.
           Nesse tempo, o mundo não era dominado pelos homens e sim pelos animais. Mas quando aqueles chegaram na floresta não restou mais nada dos animais. Estes foram domesticados, as árvores cortadas e lá não existia mais paisagens, já não era mais bonita.
          Mas ainda continuou a existir a esperança. E o que eles não sabia é que lá já havia outros habitantes , os quais vendo toda aquela  destruição  diziam que não tinha mais nada a fazer. No entanto, existia um pequeno grupo que dizia que tinha sim, pois a esperança é a última que morre, e eles concordaram e começaram a plantar e a cuidar, deixando que os animais se reproduzissem.
         Mais ainda assim os homens maus tentaram de novo destruir a floresta, sendo que dessa vez  os animais os atacaram e eles foram embora e nunca mais voltaram  para  magoar e maltratar a natureza.
        E lá eles diziam: a natureza é minha casa, e nada de ruim deixarei acontecer com ela.

Aluna: Micaele Batista.
6º Ano “B”.


Nenhum comentário: