sexta-feira, 25 de maio de 2012


Aula apresentada no pátio da escola pelos alunos do 9º ano A. O conteúdo explorado nas aulas de Geografia foi o contexto das 4 primeiras décadas do século XX, passando pela 1ª Guerra Mundial, os regimes totalitários do nazi-fascismo e a 2ª Guerra Mundial. Todos os alunos da turma participaram da encenação, e inclusive assumiram pseudônimos de personagens históricas para que dessem mais autenticidade à "aula".


Escolinha do ABC na Guerra
Autora: Edkalb Garcia

Prof.: Bom dia a todos. Vamos dar início a mais uma aula de História contextualizada na primeira metade do século XX. Seu Benito Mussolini?

BM: Estou aqui professor.

Prof.: Qual foi a maior humilhação que a Alemanha sofreu com o fim da primeira Guerra Mundial?

BM: E o senhor não sabe? Foi porque a Inglaterra e a França impuseram a Alemanha à culpa por toda a guerra e ainda criaram o insuportável Tratado de Versalhes. Pobre Alemanha! Perdeu a guerra e ainda levou a culpa e pagou os prejuízos dos vencedores.

Prof.: Parabéns Mussolini, o seu nome de fato foi uma homenagem póstuma bem escolhida.
Seu Napoleão Bonaparte, que bom que hoje o senhor resolveu vir à escola, pois já havia mandado o comunicado para seus pais comparecerem aqui para um acerto de contas sobre a sua pessoa.

NB: Mas professor, meus pais ainda hoje vivem triste na Ilha de Elba, com as recordações dos nossos antepassados na época da Revolução Francesa e eu tava viajando para lá para puder dar um apoio para aquelas amadas criaturas.

Prof.: Vamos lá, deixe de blá blá blá e me responda: O que foi o Tratado de Latrão?

NP: Foi boa essa!?! O senhor só pode estar de brincadeira comigo. Foi a união de várias latas pequenas, que ao se juntarem formaram um grande latão, daí o porquê de Tratado de Latrão.

Prof.: É por essas e outras coisas que o Brasil se destaca por ser apenas o país do futebol.
O Tratado de Latrão foi um acordo assinado entre Mussolini e a Igreja Católica, permitindo a criação do Estado do Vaticano, o menor Estado - Nação do mundo.
Senhor Adolf Hitler soube que o senhor está para se casar?

AH: Pois é professor, para o desespero das mulheres vou dar adeus a minha vida de solteiro.

Prof.: Pena tenho eu do passo errado que sua pobre esposa vai dar.

Elizabeth I: Não professor! Essa daí vai direto para o céu ...conhecer os caminhos do... paraíso. Como queria ir também !?! Me leva Adolf Hitler?

Prof.: Dona Elizabeth I, deixa de ser oferecida e agora me responda: Por que Mussolini passou a ser conhecido como Duce?

Benito Mussolini: Oba!!! Estão  falando do meu xará, gostei dessa.

Elizabeth I: Claro que respondo professor, pois a família dele era toda diabetes e mesmo assim ele roubava as doceiras da mãe para comer escondido no banheiro, então sua mãe dizia: Mussolini não esconda o doce, se não você vai ficar conhecido como D. Duce !!!

Prof.: Eu acho que quem está precisando de um doce agora sou eu, para tomar água e ver se engoli tanta burrice.

BM: Professor deixa eu explicar para os colegas essa daí?

Prof.: Então esclareça:

BM: Benito Mussolini passou a ser conhecido como Duce quando passou a ser líder supremo da Itália fascista entre as décadas de 20 e 30 do séc. XX.

Prof.: Seu Napoleão como não havia me esquecido de você, então me responda.

NP: Estou pronto para a guilhotina, amado mestre.

Prof.: Como ficaram conhecidas as milícias armadas do Fascismo na Itália?

NB: Ah bom!?! Essa eu respondo sem nem gaguejar. Camisas das armas, pois das armas é uma locução adjetiva que corresponde ao adjetivo armados. E ai, gostou de tanta eficiência meu mestre?

Prof.: Gostei tanto que estou aqui quase enfartando, por tanta ignorância histórica e pelo assassinato da Gramática.

Prof.: Para os que não tem conhecimento, essas milícias armadas ficaram conhecidas como Camisas negras, e elas formaram uma força armada muito importante para a chegada de Benito Mussolini ao poder na Itália na década de 20.

Prof.: Senhorita Eva Brown, a quem tenho muito apreço, haja vista que pertence a uma família de grandes intelectuais, me responda: a palavra fascismo é originada do latim fascis, que significa feixe, fardo de varas. Quem então escolheu esse símbolo para nomear o partido criado em 1919 na Itália?

EB: Professor, obrigada pela facilidade da tão delicada perguntinha. Quem escolheu o símbolo foi o lenhador, pois ele queria se homenagear por juntar muitos feixes de lenha por dia.

Prof.: Com tanta asneira o Brasil ainda vai sediar a copa de 2014 !?! Não acredito mais que depois desse insulto o ditado popular. “filho de peixe, peixinho é” possa existir.

Woodrow Wilson: Ah professor essa daí está fresquinha aqui nos meus miolos, pois estudei no ônibus antes de vir para cá. Quem criou esse símbolo foi meu grande amigo de guerra Benito Mussolini, o qual também criou em 1922 a Marcha sobre Roma, para forçar o rei a colocá - lo no poder. Inclusive ele ligou pra mim só para eu dizer o que achava.

Prof.: Eu não entendo como alguém escorrega tanto assim na batatinha. Se hoje você tem 15 anos, e estamos no ano de 2012, como o senhor foi amigo de Mussolini que morreu na década de 40?

Woodrow Wilson: Há, professor conexão intra DNA. Coisas que só mamãe e ele podem explicar...

Prof.: Se eu continuar ensinando a vocês, eu tenho certeza que vou ficar com o meu juízo do tamanho do salário em nosso país.Mas voltando a nossa aula, senhorita Leopoldina.

Leopoldina: Sim, grande mestre.

Prof.: O período entre guerras na Europa contribuiu para quê?

Leopoldina: Para o surgimento e fortalecimento de idéias e práticas antidemocráticas, como o nazismo na Alemanha, criado por Hitler e o fascismo na Itália, criado por Mussolini.

Prof.: É com uma jovem inteligente como essa que desejo muito trocar alianças.

Tereza de Calcutá: Tenha cuidado no assédio na sala de aula. Se não eu vou denunciá - los para a Secretaria de Educação e para o Ministério Público, seus tarados.
Leopoldina: Obrigada professor, vou até te dar um beijinho.

Prof.: Assim eu já fico nervoso ... e esqueço até o que ia falar.

Tereza de Calcutá: Ainda vem me mandar medir minhas palavras. Agora eu seja bobinha?!?

Prof.: Como a senhorita gosta muito de se meter onde não é chamada, mesmo assim vou te fazer uma fácil pergunta. Como se chamava o livro do nazismo escrito por Hitler, enquanto ele estava na prisão em 1923?

Tereza de Calcutá: Como ei de saber, se nem se quer era nascida, e muito menos seria bandida para estar presa junto com ele?

Leopoldina: Ah meu professorzinho!!! Essa eu posso também responder. O livro escrito por Hitler se chamava Minha Luta e se tornou uma bíblia para o nazismo.

Prof.: A senhorita é uma Wikipédia do mundo globalizado, sabe de tudo!

Tereza de Calcutá: Ai se eu te pego ...

Prof.: Senhorita Indira Gandy, prima terceira do grande Mahatma Gandy, gostaria que você me dissesse...

Indira Gandy: Ah professor, deixa eu pedir ajuda inter - galáxia a meu priminho Gandy que aí eu respondo para o senhor.
Recebendo mensagem . . .  Já sei: Foi após a morte do presidente Hindemberg, aí Hitler assume o poder e passa a receber o título de Fuher em 1934.

Prof.: Nossa essa sua comunicação inter - galáxia até que funciona.
Indira Gandy: Obrigada primo Gandy, Paz e Amor para você também.

Prof.: Tá bom de se fazer uma ligação dessas com Gandy  e pedir para que ele também mande paz e amor para a violência que vem ocorrendo no mundo hoje.

Todos: É isso aí meu mestre professor, peça paz e amor ao nosso Rei Gandy.

Prof.: Como sabemos, arquiduque Francisco Ferdinando... os alemães responsabilizaram os judeus pela derrota que sofreram na 1ª Guerra Mundial. Foi então a partir daí que teve início a grande perseguição nazista aos povos judeus. Como se chamou essa perseguição?

Francisco Ferdinando: Grande mestre recebeu o nome de anti - semitismo, e a parte mais cruel da política anti - semitista adotada pelos nazistas foram os campos de concentração.

Sofia: Francisco Ferdinando, essa parada aí está mal explicada. Quer dizer que os caras, esses tais de judeus ficaram concentrados nesses campos de concentração, a mando dos nazistas?   Apenas meditando e se concentrando e ainda os nazistas eram chamados de cruéis? Não, esse troço ta errado.

Francisco Ferdinando: Sofia, esses campos de concentração eram verdadeiros espaços de morte. Lá os judeus e todos os inimigos do nazismo, como homossexuais, ciganos, eram tratados como escravos.

Sofia: E se concentrar agora é sinônimo de escravidão? Eu acho que essas aulas estão afetando os troços aí dentro de sua cabeça?

Prof.: Senhorita Sofia, esses campos de concentração escravizavam os judeus e os demais povos aí ditos pelo aluno Francisco Ferdinando, e depois eram mortos em câmaras de gás, ou como instrumentos de testes para os nazistas.

Sofia: Tá bom! Tá bom! Vou fingir que entendi.

Prof.: Seu Getúlio Vargas, para que o senhor recupere o zero da aula passada, quero que me responda: O que são esses povos judeus?

GV: É aquele cara conhecido por tu e que já deu muito que falar. Daí o nome de judeus.

Prof.: A sua nota é  :“deu zero”. Judeus minha gente, são aqueles que aceitam e seguem a fé judaica e os ensinamentos do judaísmo, sua ética e seus costumes.

GV: Esse professor não vai com a minha cara.

Prof.: Senhor Pedro Segundo, quando foi que ocorreu a 2ª Guerra Mundial?

Pedro Segundo: Professor isso de data na história é do tempo dos meus tataravôs, mas mesmo assim eu respondo: foi de 1939 a 1945.

Prof.: Já que o senhor Pedro é um intelectual muito antenado com os novos métodos da educação, então me responda também: O que existia de comum entre a Alemanha, Japão e a Itália, que fez com que esses três países se unissem durante a 2ª Guerra Mundial?

Pedro Segundo: Professor, isso para mim é igual a sorvete, desse bem geladinho. Esses três países eram de regimes ditatoriais, militares e ainda anticomunistas. E digo ainda: a aliança feita entre eles três ficou conhecida como países do eixo.

Prof.: Essa sala é de fato bem mesclada: temos os mais vazios de conteúdos até os mais recheados de informações. É isso mesmo Pedro Segundo. Nota 10.

Prof.: Agora a pergunta vai para aquela mais bela de todas, a senhorita Maria Bonita.

Maria Bonita: Não sou bonita, mas valente como aqueles que amaram Lampião!

Prof.: Desculpa senhorita valentona, agora me responda: O pacto anti -komintern foi feito entre que países?

Maria Bonita: Foi bem entre aqueles que estavam fazendo regime, pois estavam muito gordo.

Prof.: A senhorita era pra ter nascido na época do cangaço, pois nunca vi tanta agressividade de mente histórica.

Pedro Segundo: Deixa que eu respondo professor.

Prof.: Fique a vontade Pedro Segundo.

Pedro Segundo: Esse pacto anti - Komintern foi feito entre o Japão e a Alemanha durante a 2ª Guerra Mundial.

Prof.: Se Deus quiser, um dia eu farei um filho assim.
          Seu Charles De Gaulle...

CD: Sim chefinho, o que manda?

Prof.: Durante a ocupação da França pelos nazistas, o que ocorreu com esse país?

CD: A parada é o seguinte, ao norte a França ficou sendo administrada pelos alemães, e ao sul pelos franceses. E aí acertei a parada?

Prof.: A parada eu não sei não, mas a resposta, digamos que você merece um  9,0.

CD: A parada é a seguinte: perguntou, respondeu e passou!

Prof.: Dona Teresa Cristina!

TC: Professor pega leve comigo hoje, que o Pedro , meu marido, meteu um par de chifres em mim essa noite, que eu estou zonza até agora.

Prof.: Mas e aí, a senhora deixou ele?

TC: Não professor, não precisa disso não. Afinal já estou acostumada. É que antes o único dia da semana que ele não me chifrava era o domingo, agora ele decidiu mudar.

Prof.: Mudar, como assim? Deixar de te chifrar?

TC: Não, isso não. É que agora todos os dias da semana estão preenchidos com as outras também.

Prof.: E a senhora onde fica?

TC: Ai professor, que pergunta! É claro que em casa, me perfumando para pegar a sobra.

Prof.: E a sua nota é a da prova dos 9 : 0

Prof.: Franklin Delano Roosevelt, me responda:
          O que fez o Japão em dezembro de 1941 na região do pacífico?

FD: Colocou um calção de banho, e caiu no mar. Risos . . .  Te peguei, não foi professor?

Prof.: Você não me pegou, você provou que não sabe.

FD: Estava só brincando. O Japão fez um ataque surpresa e violento a base naval norte - americana de Pearl - Harbor, no Havaí.

Prof.: Sua nota é 5,0.

FD: Mas professor eu respondi correto.

Prof.: Mas pela gracinha do início, perdeu a outra metade.

FD: Esse professor não tem mesmo senso de humor.

Prof.: Luís XVI, a quantos dias o senhor não comparece às aulas de educação física?

Luís XVI: Ui, e o senhor agora é o professor de educação física também?

Prof.: Não, mas o meu irmão, o qual é o  seu professor, comentou comigo outro dia que você está muito ausente das aulas dele. E que isso pode ser ruim para a sua saúde.

Luís XVI: Que nada, professor, eu estou praticando um esporte muito melhor.

Prof.: E qual é?

Luís XVI: Pegador de gatinhas. E aí, isso faz bem ou não a saúde galera?

Prof.: Concordo, mas vamos ver se isso também está fazendo bem a seu cérebro e me responda:
           No final da 2ª Guerra Mundial, o que fez os EUA contra o Japão?

Luís XVI: Lançaram duas bombas, uma contra a cidade de Hiroshima no dia 06 de setembro de 1945 e outra contra a cidade de Nagazaqui no dia 09 de setembro de 1945. Manda aí professor, qual é a minha nota?

Prof.: Nota 10! Essas gatinhas estão te fazendo muito bem mesmo. E aí, não quer dividir algumas comigo?

Luís XVI : Muito bem, é só marcar o dia e nós saímos juntos a caça de mulheres BBG - Boa, Bonita e Gostosa.

Prof.: Quem eu quero agora que me responda a essa pergunta que tenho aqui é o Francisco Franco.

Francisco Franco: Oh! professor! O senhor já me achou. Tão bem que eu estava aqui escondidinho.

Prof.: O que foi a “Operação Barbarossa?

Francisco Franco: Deve ter sido um grande plantio de barboza que a Polícia Federal encontrou por aí...

Prof.: O que a polícia deve ter encontrado foi um cérebro descendentes das antas. Sua nota é zero.
         Para quem não sabe a operação Barbarossa foi o nome dado à invasão alemã à União Soviética.

Prof.: Mas agora vamos desviar o foco da Segunda Guerra Mundial para o Brasil.

Alunos: É professor, muito bem, chega de Europa, Hitler e outros figurantes ditadores da Segunda Guerra.

Prof.: Nosso caríssimo Lênin, quem e como era governado o Brasil durante a 2ª Guerra Mundial?

Lênin: Deveria ser mais um desses malandros que colocam o dinheiro na cueca ou são parecidos com esse tal de Cachoeira, que se fala tanto nos jornais agora.

Prof.: Meu caro, não tem como ser nenhuma dessas figuras alegóricas da atual política brasileira, pois estamos falando dos anos 40 do século XX no Brasil.

Lênin: Estou brincando professor, foi só para descontrair. Na época da 2ª Guerra Mundial, o Brasil era governado pela ditadura de Getúlio Vargas, através da política do Estado Novo.

Prof.: Isso é que eu chamo de um aluno eficiente. Sua nota é um 10,0.

Prof.: Agora é a vez Trotsky.

Trotsky: É só mandar meu rei.

Prof.: O governo de Vargas estava mais parecido com o dos franceses e ingleses, ou com o do nazismo e fascismo?

Trotsky: Ah, essa eu sei demais. Com o do nazismo e fascismo devido à semelhança ideológica e política da ditadura do Estado Novo.

Prof.: Senhorita Olga Benário, namorada do meu grande amigo Carlos Prestes. Eu queria que você me respondesse o seguinte:

Olga: Obrigada pelo elogio ao meu fofucho Carlinhos,  professor. Vou dizer a ele.

Prof.: Diga que mando um grande abraço. Mas mudando de história: Porque o Brasil acabou com sua neutralidade durante a 2ª Guerra Mundial?

Olga: Devido a entrada dos EUA, os quais construíram bases navais militares em Belém, Natal e Recife. Além do que os EUA liberaram crédito para a construção de uma indústria siderúrgica no Brasil.

Prof.: Muito bem senhorita Olga. Sua nota é 10,0, e acredito que o meu amigo Carlos Prestes tem muito orgulho de ter uma namorada como você.

Olga: Ah professor e como ele tem...

Prof.: A partir da próxima aula iremos tratar sobre a guerra fria.

FOTOS DA APRESENTAÇÃO DA ESCOLINHA DO ABC NA GUERRA 
TURMA: 9º ANO A
DISCIPLINA: HISTORIA
LOCAL: PÁTIO DA ESCOLA


























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