O rio piranhas-açu nasce da junção das águas dos rios do peixes e pianco na paraíba e desemboca na cidade de Macau no litoral do Rio Grande do Norte. Outros afluentes são: o rio espinharas, o picui, o seridó, todos sertanejos e temporários.
Hoje, o piranha-açu está poluido, é o dizem os estudos feitos por órgãos de defesa ambiental. As causas são a falta de um saneamento adequada nas cidades ribeirinhas(cujo o esgoto acabava chegando no rio) e a atuação de empresas agrícolas que criminosamente, lançam produto químicos nas águas, além do despejo de dejetos animais por parte de mata-burros.
Apresenta a maior bacia hidrográfica do estado do Rio Grande do Norte,ocupando uma superfície de 17.500 km²,correspondendo a 32,8%,do território estadual.
O piranhas nasce na Serra do Bongó,município de Bonito de Santa fé, estado da Paraíba,com o nome do rio piranhas. Ainda nomeado de piranhas pelo município de Jardins de Piranhas.
Sobre o Rio Piranhas-Açu:
Nascente: Serra do Bongé, Bonito de Santa Fé, Paraíba.
Foz: Macau, Rio Grande do Norte
Afluentes principais: Rio Espinharas, Rio Picuí e Rio Seridó.
País: Brasil.
"Rio Apodi"
Rio Mossoró ou rio Apodi ou na grafia alternativa rio Mossoró.
É o segundo maior rio potiguar, com cerca de 210 km de extensão.Nasce na Serra de Luiz Gomes,passa pelos municípios localizados na chapada do Apodi, e depois de banhar a cidade de Mossoró, deságua no oceano Atlântico. Na margem direita, o rio Mossoró tem como afluentes os rios: Carmos, Upanema, Umari e Pitombeira. Na margem esquerda, os rios apodi, tapuio, grande e bom sucesso.
O rio apresenta altamente poluído por lixo e esgoto urbano, principalmente no trecho a partir da cidade de Mossoró.
Sobre o Rio Apodi:
Comprimento:210 km
Nascente: Serra de Luiz Gomes
Foz: Entre a cidade de Grossos e Areia Branca no oceano Atlântico.
Afluentes principais:A direita, rios carno, Upanema, Umari e Pitombeira;A esquerda, Córrego apodi e Riachos tapuio, Grande e Bom Sucesso.
País:Brasil
Fotos dos trabalhos apresentados pelo 9 º ano"A":
Nenhum comentário:
Postar um comentário